Benção dos Animais

por Vi Almeida 07 de Outubro de 2016
Benção dos animais acontece em 04 de outubro. Data celebra também o dia de São Francisco de Assis

O dia 4 de outubro é lembrado pelo Dia dos Animais. A data celebra também o dia de São Francisco de Assis, conhecido por sua forte relação com os animais e com a natureza (com os pobres e doentes também).

Admiro muito sua história e a forma com que ele se relacionava com os animais. Dizem que Francisco era de família rica e quando recebeu o chamado de Deus e se converteu, abrindo mão de todos os luxos e bens, não tinha muita credibilidade com as pessoas. Achavam que ele estava mentindo e não ouviam seus discursos. Ele então começou a falar para os animais e assim, começou a ser ouvido...



Foto: Terra de Nhá Chica


O fato é que gosto muito dos animais, sempre os tive. Atualmente tenho 4 cadelas e gosto muito de leva-las à benção dos animais em todo 4 de outubro. Quase toda paróquia em que São Francisco é o patrono celebra a data com esta benção, e os animais são bem vindos nessa celebração. Aqui em BH eu vou à celebração na conhecida Igrejinha da Pampulha, famosa pelas curvas de Niemayer e pelas belas pinturas de Portinari, mas que tem como patrono Francisco de Assis e todo ano celebra a data com a benção e outras festividades.




Este ano foi a primeira vez que acompanhei a benção à noite.




Houve uma procissão ao redor da praça da igreja.





Nem sei ao certo quando fui pela primeira vez, mas creio que fui em agradecimento por uma das minhas filhotas terem se salvado de uma doença. Gostei tanto que de lá pra cá vou todos os anos, acho que já fazem uns cinco, seis anos...




Yuka e Maluquinha fazendo amigos no ano passado.

Além da benção, que pra mim tem sua importância e simbolismo, é também um passeio para os bichinhos. Na Pampulha é um lugar bem bacana pra passear com eles, além de ver vários amiguinhos que aparecem por lá também para receber a água benta.

Os cães são geralmente os animais mais comuns nas celebrações que acompanhei, mas já vi gatinhos (lembro de uma vez uma moça que tava com um filhotinho tão doentinho lá...), hamster, peixinhos e passarinhos. Todos em busca de abençoar seus amigos de estimação. E os donos também, claro. Alias, o padre disse neste ano durante a celebração que de certa forma somos todos animais e precisamos todos de bênçãos, e é verdade né?



Foto: Jornal Estado de Minas



Imagem Cris Faga Fox Press Estadão Conteúdo
 


Mel e Péris, minhas outras duas cadelas, não vão até a igreja.

A Mel não gosta muito de interação e a Péris, por ser cega, acaba sendo mais difícil de levar assim pra lugares que ela não conhece muito, ela estranha bastante.

Mas levo a garrafinha de água benta pra elas. E o que vale na verdade é a fé e a intenção que temos no coração né.

 

Pra quem perdeu a benção no dia 04 e é de BH, a Animalle Mundo Pet vai realizar um evento no dia 08 de outubro, sábado, e haverá a presença de um Frei Franciscano para abençoar os bichinhos. O evento é gratuito!