O Facebook está chato. E a culpa é sua!

por Vi Almeida 25 de Abril de 2017
O Facebook está chato? Ou é você que não está seguindo o conteúdo certo?

Já faz um tempo que tenho ouvido das pessoas que o Facebook está chato. Muitas delas já preveem (isso já tem um tempo tá!) seu fim. Creio que seja uma “síndrome pós Instagram”. Aliás, as pessoas tendem a achar que uma rede vai substituir a outra e, às vezes, isso acontece mesmo, mas definitivamente não é o caso do Instagram em relação ao Facebook. Até porque são redes bastante diferentes, apesar de que muita gente ainda não entendeu isso e se comporta de maneira igual nelas e até mesmo migraram do Face para Insta (fazem isso porque não entendem o sentido/uso de cada uma delas).

Mas o objetivo aqui agora não é falar sobre a diferença entre essas duas redes (isso é tema para outro texto), mas sim enfatizar que o Facebook continua sim firme e forte e diria mais, cada dia mais interessante! Então por que as pessoas teimam em dizer que ele está para acabar, que está todo mundo no Instagram e que ele só tem coisa chata? Me arrisco a dizer que estão fazendo as escolhas erradas para seus Feeds!

Óbvio que estou me baseando em minha própria experiência, mas se funciona pra mim, provavelmente vai funcionar pra mais um bocado de gente né?! Confesso que também já tive esses pensamentos todos aí: Facebook tá chato | Vai acabar | Tá todo mundo migrando pro Insta | Facebook só tem coisa boba, besteira, gente sem noção! Mas foi só mudar um pouquinho o foco das minhas escolhas por lá e uma “mágica” aconteceu: minha Timeline se transformou! Rsrsrsrs.
 

O que buscar no Facebook


Eu sei, parece mágica, mas não é não. Sabe como chama isso? Organização! Isso mesmo, 5S sabe? Daquele que aprendemos na escola e nas empresas. Pega tudo que você não usa, que não faz sentido mais estar por ali, aquilo que já ficou velho, em desuso, aquilo que ficou chato mesmo; pega tudo isso e faz sabe o que? Dá um dislike! Sim! Sem medo de ser feliz!

Mas aí você para e pensa: mas vou deixar de seguir aquela amiga do colégio? Ou aquela empresa de um tio? Ou aquela FanPage que um amigão seu pediu pra curtir? Sim, você vai. Sabe por que? Porque tudo isso não te interessa! E a culpa da “chatice” do Facebook não é dele, é sua! Afinal, rede social serve exatamente pra isso, pra você ter seu espaço e escolher o que quer ver, seguir, curtir, enfim! O conteúdo é escolha sua!

Ok, mas e depois que eu tomar coragem e fizer essa limpeza toda? Dai você vai em busca do que pra você é legal! Sim, você decide! E o mundo digital é algo gigantesco, tem de tudo neste espaço, é praticamente impossível que você não encontre algo que seja interessante pra você, algo que faça seu Face se tornar legal, útil e prazeroso.

Além das pessoas do seu convívio, que é meio óbvio e em pouco tempo dá pra saber que tipo de conteúdo elas publicam por ali, você tem um mundo de opções de páginas de empresas e pessoas referências nos mais variados assuntos pra seguir! Fora os grupos, que também são muitos. Agora pra achar tudo isso você tem que pôr a mão na massa né!
 

O Facebook vai acabar


Tira um tempinho e dá uma pesquisada. Te garanto que vai encontrar muita coisa boa no universo do Facebook. Tem muita empresa hoje investindo forte na comunicação e distribuição de conteúdo através das FanPages. Eu mesma tenho consumido muita coisa legal pelas páginas de empresas no Face. Tá rolando muita Live (que são os vídeos feitos dentro das páginas e disponibilizados para interação ao vivo com o público); tem muita informação sobre evento legal, promoções e conteúdo de qualidade mesmo! Te garanto: tem muita gente e muita informação legal rolando no Face.

Faz um teste: tira um tempo, faz uma limpa na “chatice” aí e vai atrás de coisas do seu interesse. No meu caso foi a salvação: estava pra matá-lo e de repente o ressuscitei, rsrsrs. Depois me conta aqui no que deu.