Estratégia: a palavrinha mágica para o sucesso de qualquer negócio

por Vi Almeida 30 de Junho de 2017
Estratégia digital para atingir seu público alvo e ter sucesso no negócio

Parece óbvio, mas não é. Ainda tem muita gente que toca projetos sem o que pra mim é o ponto chave principal: a estratégia. Você pode ter a ideia mais brilhante do mundo, o projeto mais sensacional do planeta, uma sacada muito inovadora, mas se não tem estratégia, a chance de dar certo é praticamente nula.

Então, se você quer que seu negócio, ou ideia, ou projeto, ou o que for, dê certo, tenha em mente que o primeiro passo é pensar nesses itens abaixo:

 

Afinal, o que você quer? (Qual o objetivo?)

De maneira geral o objetivo é vender, ter lucro. Seja um produto ou um serviço, o que você quer é mostrar o que você tem a oferecer.
 

Porém, nem sempre você vai precisar de todas as ferramentas ou todos os investimentos pra que seu negócio funcione. Cada ação dentro de um plano tem um objetivo. Tudo tem uma estratégia por trás. Não adianta sair atirando pra todo lado. Você precisa saber qual o resultado quer alcançar pra depois escolher o que precisa pra isso.
 saber a estratégia para atingir o público alvo
 

Pode ser muito mais simples do que imagina. E sem esta definição você com certeza vai escolher ferramentas e ações erradas, que não trarão nenhum resultado. Então, pense sempre primeiro no que quer. Vender um produto? Começar uma empresa nova? Atrair mais clientes? Divulgar um evento? No final das contas tudo é vender, mas cada coisa que você quer vender será diferente, pra cada uma delas uma estratégia diferente é que vai funcionar.

 

Fale a coisa certa para a pessoa certa! (Quem é seu público?)

Sim, muita gente não conhece seu público.
 

E falar tudo pra todo mundo é falar nada pra ninguém.
 estratégia para atingir o público alvo
 

Quando você não conhece ou não respeita seu público sua comunicação se perde, não atinge nem impacta ninguém e, consequentemente, seu negócio não tem sucesso, você não vende. E o pior: investe errado; perde tempo e dinheiro.

Dou meu testemunho de que a falta de estratégia pode ser desastrosa, irônica eu diria, hehehe. Me deparei com duas propagandas em meu Instagram nos últimos dias: uma de churrascaria e outra de hambúrguer. Euzinha, que praticamente não como carne (no caminho pra ser vegetariana) e não consumo fast food deste a minha adolescência! Daí eu te pergunto: sou público pra isso?

As marcas estão falando pra pessoa certa? Tem alguma chance de eu me interessar por esses anúncios? Pesquiso diariamente no Google sobre receitas vegetarianas, só curto páginas em minhas redes sociais sobre comidas leves, veganas, restaurantes alternativos, enfim, todo esse universo faz parte da minha interação na internet, é fácil traçar meu perfil. E essas marcas mandam essas publicidades pra mim? Poderiam estar fazendo algo muito mais assertivo, falando direto e exclusivamente com o público alvo delas.

 

Reafirmo: se você não sabe o que quer falar, pra quem falar e como, está perdendo tempo e dinheiro.


 

Por que algumas estratégias não funcionam? (Como atingir seu público?)

Se você ainda não conhece seu público, ainda não tem certeza de quem o forma, você pode (e deve) perguntar e testar. Crie mensagens variadas sobre seu objetivo e veja qual funciona melhor. Teste lugares de divulgação (online, rua, lojas) horários, ferramentas (anúncios, redes sociais, cartazes). E pergunte. Veja se consegue alguma resposta. Ela pode ser o caminho pra entender onde seu público alvo está e qual o melhor caminho pra chegar até ele. 

 

E quando o assunto é estratégia digital? (Tendência e futuro)

Pronto! Pensou que seria fácil pôr em prática sua ideia espetacular né? E é. Só não dá pra fazer sem ter todos esses detalhes acima desenhados. E o marketing digital pode ser um grande aliado para que seu plano decole. Veja na imagem os números de usuários de internet no Brasil:

 

estratégia digital para atingir o público alvo

Dados de abril/2017 – site marketingsemgravata.com.br

 

A minoria das empresas e produtos hoje não vão se beneficiar do poder da internet para divulgar seu negócio. E mesmo que você tenha um nicho muito específico e ele realmente não esteja na internet, existe a chance de falarem da sua marca por lá(nome, produto, enfim).

Ou seja: o ambiente virtual e as ferramentas existentes nele vão impactar seu negócio; consequentemente, precisam fazer parte da sua estratégia de marketing.

Então, a partir de agora tenha sempre em mente esses objetivos antes de iniciar qualquer ação sobre seu negócio. Ou então corre o risco de não dizer nada a ninguém. E lembre-se: a estratégia digital será uma grande aliada! Caminhe com ela a seu favor!
 

Imagens: Pixabay e Stocksnap