Como Fazer Cronograma Capilar

por Vi Almeida 14 de Outubro de 2016
Como fazer o cronograma capilar oficial

Nunca acreditei nessas receitas milagrosas. Nem pra dieta, nem pra pele, nem pra cabelos. Acho que tudo tem um bom senso e não adianta ficar inventando receitas mirabolantes pra resolver coisas que no fundo sabemos muito bem como funciona: equilíbrio.

Mas confesso que o tal do cronograma capilar me surpreendeu. Escrevo este post depois de mais de 30 dias de tratamento, que é o período mais comum indicado para quem quer fazer. Terminei os 30 dias e iniciei novamente, porque o resultado realmente vale muito a pena. Meus cabelos são saudáveis, só tenho um pouco de tintura nas pontas. São cabelos finos e com a raiz oleosa, é difícil manter esse tipo de cabelo hidratado sem pesar a raiz. Uso shampoo transparente e os fios ficavam com um aspecto ressecado no comprimento. Pura falta de tratamento mesmo, de componentes necessários para manter a saúde deles. Nunca me atentei para a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução, e quando descobri para que cada uma serve e experimentei o benefício de cada uma delas, meus fios corresponderam muito positivamente.

 

COMO FAZER O CRONOGRAMA

Não tem segredo. Basta substituir o condicionador por máscaras de tratamento na hora do banho, revezando entre os tipos de cuidado de acordo com um cronograma de lavagem. O cronograma oficial indica três lavagens semanais, com um intervalo de 48h entre elas, com hidratação, nutrição e reconstrução intercaladas dentro do mês. O shampoo pode ser qualquer um da sua preferência.

Você pode adaptar o tratamento da maneira que for melhor pra você. Se você lava mais ou menos vezes o cabelo, basta continuar seguindo a ordem de tratamento das máscaras, levando mais ou menos tempo pra completar o ciclo. Você pode também alterar a quantidade de hidratação, nutrição ou reconstrução, de acordo com aquilo que seu cabelo estiver precisando mais.

 

Mas atenção: produto demais também pode danificar. Se você estiver com o cabelo muito ressecado pode trocar algumas hidratações por nutrição. E se seu cabelo está muito danificado por química, pode aumentar uma reconstrução, fazendo duas no seu cronograma mensal. Mas mais do que isso pode deixar o cabelo pesado e sem brilho.
 

Cronograma capilar oficial




ALIMENTAÇÃO

Esta pra mim é o passo principal do cronograma, não só capilar, mas de beleza em geral. Se você tem uma alimentação balanceada, com muitas frutas, verduras, proteínas magras, carboidratos integrais, isso vai refletir em muito na saúde e aparência dos seus cabelos.

 

Cronograma capilar produtos


Estou usando produtos da linha da Bio Extratus