Inspirações para Paredes Decoradas

por Vi Almeida 02 de Outubro de 2016
Decoração de parede pode transformar um ambiente

As paredes podem passar despercebidas dentro de um ambiente, mas podem ser também as atrações principais. As opções para torna-las parte da decoração são muitas, para vários gostos e bolsos: revestimentos, papel de parede, prateleiras, tintas, plantas, enfim, inspirações não faltam.

Uma parede pode ser a grande atração de um cômodo. Ela pode fazer a diferença na composição e harmonização do ambiente. Hoje tenho todas as paredes da minha casa no branco gelo, mas quero fazer algumas com uma pegada diferente. Fui atrás de inspirações e encontrei o seguinte:


PAREDE LOUSA

Quero muito uma! Acho que dá uma cara de elegância (quando não tem arte em giz) e descontração (quando recebe ilustrações). Ela é uma tendência de uns tempos pra cá e aparece em quase toda decoração. Ela é muito versátil e está em vários ambientes: home office, quarto de criança, cozinha, sala, enfim, ela cabe praticamente na casa toda! Além de dar um up da decor, a parede lousa é super fácil de fazer. Basta usar papel contact preto ou tinta fosca (preta e verde são as mais comuns).




@amor_e_ideias | @dacasadapati
 



@casavelha141 | @a.arqdesign


EFEITO CIMENTO QUEIMADO


Com uma pegada mais industrial, o efeito cimento queimado reina em decorações com este estilo. Também é bastante versátil e se está presente em vários espaços. Para conseguir este efeito é usada uma tinta própria mais grossinha com uma espuma (uma das mais conhecidas é essa aqui da Cromanil) ou algumas misturinhas que a galera testa por aí e dá certo (veja essa receita do Blog Homens da Casa).




@apartamento.33 | @apartamento34




Leroy Merlim
| Decorando com Classe


PAREDE DE TIJOLINHO

Esta é uma das minhas preferidas e me arrependi de não ter feito uma quando estava com a casa em obras. São muitas variações de cor e estilo de tijolo, mas todas trazem um ar meio rústico e industrial que eu particularmente gosto muito. Também estão presentes em vários lugares, como fundo de cabeceiras de cama, na sala sendo suporte para wall posters, em áreas externas combinada a plantas e uma rede e até mesmo na cozinha!

Para ter uma parede dessa você pode fazer com o próprio tijolo ou escolher um papel de parede.




@apto.21
| @dacasadaemilia




@mastump | @marcioarq


LADRILHOS


Adoro ladrilhos! Quando fui reformar a casa tinha certeza que queria tê-los. Optei por coloca-los na bancada da cozinha e no chão da lavanderia e hall de entrada, por serem coloridos ajudam bastante a disfarçar a sujeira e queria um revestimento assim para essas áreas.

Mas eles ficam lindos em paredes e tornam o ambiente com um ar retrô ou até mesmo moderno, de acordo com a estampa escolhida.




@ladrilar




@tucahcampos | @hiperstudio


PAPEL DE PAREDE

Nunca tive papel de parede em casa! Acho muito lindo, mas talvez por causa do preço que é um pouco mais alto do que outras opções, nunca optei por eles. Estamos numa fase meio DIY (depois de muitas desilusões com prestadores de serviços) e o papel de parede na minha opinião, pra ficar com um visual legal tem que ser feito por alguém que tenha experiência pra não ter problemas com as emendas e com a durabilidade.

Mesmo assim, eles fazem parte das opções para tornar sua parede que tá meio sem gracinha mais estilosa. Os geométricos e as estampas Chevron são os meus preferidos.




Depois dos Quinze




Casa e Jardim


TINTA

Uma opção que gosto muito é uma parede de cor diferente dentro de um ambiente. Se for cinza então, gosto mais ainda! Está é uma prática que requer um pouquinho de cuidado quanto a questão os efeitos que cores podem causar em determinadas paredes, dando a impressão de ambientes maiores, menores, mais profundos. Pra entender melhor, dá uma olhada aqui.

Uma variação deste tipo de pintura é fazer apenas meia parede. Há quem arrisque até formas geométricas!




Blog Muita Calma Nessa Obra




Blog Muita Calma Nessa Obra | @conectarq


PRATELEIRAS


Além de decorar, as prateleiras podem também auxiliar no suporte e para guardar objetos. Tenho visto muito a presença delas em cozinhas para expor utensílios e eletrodomésticos, mas confesso que esta não é a minha opção preferida. Nas cozinhas, escritórios e banheiro, prefiro tudo guardadinho dentro  de um armário fechado.

Mas para decorar, como é muito usado em salas e quartos infantis, acho que elas dão sim um charme, além de facilitar a vida, porque você só precisa fazer furos ou fixa um item, que é ela, o restante basta colocar do jeito que fique mais harmonioso pra você, e pode ser alterado sempre que você enjoar.
 



@sobrado7




Pinterest


PÔSTERES

Os pôsteres são queridinhos quando o assunto é decorar paredes! Além de ser uma opção não muito cara e mais simples de fazer do que revestir toda uma parede, eles podem ser um belo trabalho de DIY pra quem tem um jeitinho pra esses trabalhos.

As composições podem ser feitas das mais variadas maneiras: vários quadros, uma opção com poucos num estilo mais minimalista, molduras coloridas ou todas num mesmo tom, todos de um mesmo tamanho ou cada um num formato diferente, alinhados ou desalinhados. Você escolhe!




@jennie_sher | @simplysona




Niina Secrets | Pinterest


PLANTAS

Acho jardim vertical um charme! Alias, depois que me mudei pra uma casa estou cada dia mais cheia de plantas! Tenho gostado muito de cuidar delas e ver como elas correspondem, ficando lindas e trazendo um ar mais natural para o lar.

O jardim vertical é um jeito de trazer personalidade para a parede, além de ser uma opção para quem não tem muito espaço.

Você pode fazer sua parede de plantas com samambaias, folhagens, orquídeas, ervas, enfim, há uma infinidade de opções. Só deve existir o cuidado de verificar o ambiente da parede, se pega muito ou pouco sol, e escolher as espécies mais adequadas.




Pinterest




Pinterest

 

► AQUI NO MEU MURAL DO PINTEREST TEM MAIS UM MONTE DE INSPIRAÇÕES!