Dicas para Decorar a Casa com a Sua Cara

por Vi Almeida 23 de Fevereiro de 2017
Veja dicas de como decorar a casa com a sua cara

Decorar a casa é algo que encanta muita gente! Não é à toa que as páginas de blogs e redes sociais voltados para este assunto têm milhares de acessos e curtidas diariamente. O sonho de ter um cantinho para chamar de seu faz com que milhares de pessoas naveguem em busca de inspirações, ideias e dicas para levar para seu lar, mas isso deve ser feito com cuidado e atenção!

Para decorar uma sala, por exemplo, existem milhões de opções nos mais variados estilos. E quando abrimos o Pinterest ou o Instagram são tantas, mas tantas fotos e imagens inspiradoras que corremos o risco de errar na escolha. É claro que navegar por esses sites é sempre bem-vindo e deve sim ser feito. O que não pode acontecer é acharmos que em nossa casa, em nosso dia a dia, vamos conseguir ter aquelas decorações montadas lá.

Sim, são decorações montadas, feitas especialmente para serem fotografadas. Fico imaginando a sala da minha casa, com meus 4 cachorros que circulam por lá, com tapetes, sofás e cortinas brancos. Imagina! Eu teria que limpar a casa a cada dois minutos, ou ter alguém que fizesse isso por mim com bastante frequência.

O que quero mostrar aqui é que Pinterest e Instagram, e também revistas de decoração, ou qualquer outro meio que você busque para te inspirar, devem ser isso: uma inspiração. E não um modelo a seguir exatamente igual. Você deve pegar a essência do que mais gostou e aplicar a sua realidade. Em minha casa por exemplo foi assim e resolvi dividir por aqui as dicas que segui para decorar:
 

Dica 1: Busque Imagens Inspiradoras

Fui em busca de imagens inspiradoras na internet. Já citei os meus preferidos, Pinterest e Instagram, mas o Google também é um grande parceiro dessas horas. Guardei tudo que gostei em uma pasta e todo dia eu ia olhando. As vezes até retirava alguma que depois de um tempo via que não gostava tanto assim.

 

Dicas para decoração de casa

 

Dicas para decorar a cozinha

 

Dica 2: Pense no que realmente precisa

Pense no que realmente precisa para decorar, mas principalmente para viver naquele ambiente: sofá, tv, painel, cortina, enfim. Cada um vai ter móveis e objetos específicos pra sua necessidade. Alguns são alérgicos, não podem por exemplo com tapetes, cortinas. Outros são mais práticos e não querem muitas coisas para limpar. Já outros gostam de muita decoração, almofadas, poltronas, plantas. Eleja o que é importante pra você, mas minha dica é que você pense na praticidade. Afinal, uma casa carregada e com coisas que não são usadas só serve pra pesar na sua decoração e dificultar a limpeza.

 

Decorar só com o que realmente precisa é uma dica

 

Praticidade é uma dica na hora de decorar

Muitos objetos de decoração e muitos móveis podem atrapalhar. Foque no que realmente vai ser útil naquele ambiente

 

Dica 3: Escolha um estilo de decoração

Pra quem gosta deste tema, isso pode parecer difícil. Tudo é lindo e queremos um pouco de cada estilo na nossa decor. Mas isso pode ser perigoso e você pode acabar tento uma decoração confusa e sem harmonia. Você pode levar uma ou outra ideia de um estilo diferente do que escolheu para sua decoração, mas tenha uma linha forte, um estilo definido. Isso vai facilitar na hora da escolha dos detalhes dos móveis, da paleta de cores do ambiente, do estilo dos objetos de decoração. Vai ficar mais fácil pode acreditar.

 

Escolher um estilo é uma dica para decorar

 

Escolher um estilo é uma dica para decorar

Cada estilo traz características específicas e escolher um vai te ajudar na hora de decorar: paleta de cores, texturas, objetos, materiais. Sabendo disso fica mais fácil na hora de escolher entre milhares de opções existentes hoje para decorar. As duas fotos acima, por exemplo, têm uma pegada do estilo Industrial

 

Dica 4: Opte por aquilo que é a sua cara

Às vezes aquela foto, ou aquele cômodo de um conhecido ou de algum lugar que você visitou é muito lindo, mas nem sempre ele é o que você quer ou precisa pra sua casa. Lembre-se que sua rotina, seu estilo e suas necessidades podem ser diferentes.

 

Decorar a cozinha com praticidade

Minha impressão é que esta cozinha nunca será usada de verdade, rsrsrs

 

Dicas para decorar a cozinha

Minha cozinha: piso cinza fosco, bancadas escuras e armários em madeira. Tudo fácil de limpar. Acho lindíssimas as cozinhas com bancadas, pisos e armários claros, mas para o meu dia a dia sei que não funciona

 

No final das contas a dica mais valiosa é: sua casa tem que ter a sua cara! Coloque nela aquilo que combina com você.

 

Fotos 1 e 6: Stocksnap
Fotos 2, 3, 4, 5, 7 e 8: Habitíssimo
Foto 9: Acervo pessoal