Como decorar com o cinza

por Vi Almeida 13 de Outubro de 2016
O cinza é uma escolha versátil e prática para a decoração e para os acabamentos

Se tem uma coisa que acertamos em cheio na escolha para nossa reforma foi o cinza! Tudo que escolhemos neste tom caiu bem para o visual e também para a praticidade da manutenção. É uma cor que está muito em alta nos acabamentos e na decoração, mas que pra mim, além de bonito e sofisticado, é uma cor que disfarça muito a sujeira e é fácil de manter. Confesso que muitas das minhas escolhas para minha casa são pautadas mais pela praticidade do que pela aparência. O branco, por exemplo, acho lindo quando vejo naquelas montagens de ambientes do Pinterest e do Instagram, mas pra nós que temos cachorro, moramos num lugar que tem muita poeira e só conseguimos nos dedicar a limpeza da casa uma vez por semana, não dá não!



Está é a maior parede da sala e estou pensando no que fazer nela, mas sou mais minimalista, não quero muita coisa. Talvez somente uma tinta cinza ou cimento queimado.


Então, o cinza foi uma ótima opção! Escolhemos ele para o piso da casa praticamente toda, para as cortinas e para o chão do quintal. Gostaria de ter colocado também nos armários da cozinha, mas pensei que pra isso talvez o material sujasse mais que o amadeirado. Mas seria uma opção sim! Ainda vamos fazer algumas paredes de cor diferente na casa, por enquanto está tudo no branco gelo (que também é um tom de branco mais acinzentado), mas com certeza serão cinza. Vou tentar o efeito cimento queimado numa parede da cozinha, mas se não der, vamos pintar com uma tinta cinza comum mesmo.




Nesta parece do fundo, ou está o carrinho bar, vamos fazer um efeito cimento queimado ou pintar de cinza.


Os pisos dos quartos, da sala e da cozinha são todos cinza. A única diferença é que para sala e quartos escolhi um acabamento com brilho e na cozinha a escolha foi um acabamento fosco, que imita cimento queimado. As duas escolhas foram muito assertivas. O brilho no cinza não mancha nem aparece sujo, mas deixa um ar mais chique eu acho.



O brilho na sala trouxe mais elegância, sem ser um piso que suja muito


Já o fosco para a cozinha traz um ar mais rústico e aparece menos sujeira ainda com o efeito do cimento no piso.







As cortinas não tive dúvidas: era cinza! Não suja fácil, escureceu o ambiente (coloquei apenas no meu quarto e na sala justamente pra isso, no resto da casa optei por não ter), combinam com tudo e dá um ar industrial, que é um tipo de decoração que tem muito haver com nossas escolhas.



Cortinas cinza são neutras, mas sujam bem menos que as brancas ou beges. Dão um ar mais industrial para o ambiente também


No quintal mantivemos tudo no cimento grosso. Estava tudo na terra e o que não gramamos ou fizemos jardim ficou no cimento, com a cor natural dele. Super prático e não escorrega. Os muros do quintal acabamos pintando de um tom marsala, na época eu não queria nada claro. Mas nos arrependemos. Cansa muito e com um ano já está desbotando. Quando der, ainda vamos fazer pequenas obras no espaço, vou pintar tudo novamente, e vai ser de cinza, certeza. Um cinza mais chumbo.





A cor também é muito coringa, combina com tudo, com todos os acabamentos e decoração. Com madeira clara, escura, com cor, com preto, branco, com outros acabamentos como tijolinho, papel de parede, enfim! É uma escolha certa para quem gosta do básico com uma pitada de modernidade e praticidade!





Você pode apostar no cinza também para o sofá, roupas de cama, papel de parede e até mesmo móveis! Minha próxima etapa na reforma será o homeoffice e os móveis lá serão cinza!


Passa lá no meu Pinterest que tem mais um monte de inspirações acinzentadas!