Um Jardim de Arte bem no Centro da Cidade: Ateliê da Cerâmica

por Vi Almeida 02 de Dezembro de 2016
Variedade de plantas e cerâmica chama a atenção no Ateliê, em Contagem

Como é que pode um lugar tão lindo, tão acolhedor, tão inspirador tão perto da gente, e eu nunca tinha visto antes? Sim, no centro da cidade, em meio a todo o caos inerente a todo grande centro, um ateliê, uma galeria, com lindas peças, com um jardim encantador e ainda com cafés e bolos deliciosos. E o melhor: não é em São Paulo ou em alguma outra grande metrópole. É aqui, do ladinho, pertinho da gente, em Contagem/MG.

Já havia ouvido uma amiga falar do espaço, mas não sei se eu não acreditava muito que poderíamos ter um lugar assim tão perto, que acho que nunca dei muita bola. Até resolver fuçar na internet e ficar curiosa, ansiosa por conhecer. E quando fui...

Um local lindo! Com pessoas educadíssimas no atendimento e recepção. E sério: traz uma calma....
 

Muitas espécies de plantas e flores no Ateliê


O Ateliê da Cerâmica tem em sua essência a fabricação de cerâmica artesanal, feita à mão, com um olhar criativo e com a essência do artesão. Tem à sua frente a fundadora Flávia Soares e seus dois filhos, que seguiram os passos da mãe. Vou deixar um link aqui para mais informações sobre a formação e a história deles.
 

Pelo o que vi por lá eles estão bem focados em utilitários. Muitos copos, canecas, pratos e vasos lindíssimos para plantas.
 

Cerâmica utilitária Ateliê da Cerâmica


E pra mim, as obras mais lindas do ateliê: esculturas de São Francisco de Assis. Muito belo o trabalho!
 

São Francisco de Assis em cerâmica


Em cada canto do local há vasos com flores e espécies que compõem o espaço e tornam o lugar ainda mais lindo. Parece que você está em um jardim (e está mesmo eu acho, rsrsr). Muitas orquídeas, suculentas, bromélias, plantas aquáticas. Penduradas pelo pergolado no pátio, em cada cantinho no chão, nos muros e nos troncos de árvores. Todas muito lindas, bem cuidadas. Parecem estar felizes ali.
 

Café e plantas no Ateliê da Cerâmica


Segundo a Flávia, artesã de lá, muitas pessoas dizem que ela tem muito jeito com plantas. Mas ela diz que não, que acredita que o segredo é tê-las sempre em conjunto, elas parecem gostar de ficar juntas. Para ela, plantas sozinhas não ficam felizes.... Concordo com ela.

Quem visita o lugar além de admirar todo esse verde, pode também comprar vasos e pendentes feitos em cerâmica e algumas espécies. Esse vasinho lindo aí é de uma amiga querida que me acompanhou (Keila) e a Flávia montou pra ela na hora.
 

Vaso em cerâmica com suculentas


E os bolos? Experimentamos um vegano, que delícia! Bolinho servido no potinho de cerâmica (claro, rsrsr) com uma calda de cacau quentinha deliciosa. Tão delicioso que só lembrei de fotografar quando já estava quase acabando, hahaha.
 

Bolo vegano com cobertura de cacau


Tem várias opções de expresso e cappuccino, mas escolhemos o suco de uva integral, e ainda levei a garrafinha pra reciclar!
 

Suco de uva integral e bolos no Ateliê da Cerâmica


Olha, lugar incrível pra quem quer um passeio tranquilo, tomar um café, comer um bolinho e ainda ver coisas lindas, num lugar de muita paz! Infelizmente não fiz fotos, mas por lá circulam dois gatinhos lindos, o que me fez gostar ainda mais do lugar.
 

Plantas e quitutes no Ateliê da Cerâmica


Pra completar eles abrigam também exposições, workshops e aulas de ioga.
 

O Ateliê da Cerâmica fica na Av. Prefeito Gil Diniz 580 - Contagem, MG (pertinho de mim, ainda bem, rsrsr). Vale muito a visita viu! Deixei linkado aqui o site deles que tem todas as informações de contato e as redes sociais para acompanhar (o Instagram deles é uma fonte de inspiração, fotos belíssimas)!

Fonte fotos 3 e 4: Instagram O Ateliê da Cerâmica – demais fotos são de minha autoria.