Outubro Rosa Alerta para Hábitos Saudáveis de Humanos e Pets

por Vi Almeida 11 de Outubro de 2016
Outubro rosa: hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenção para humanos e também para pets

Desde 1990, outubro é um mês cada vez mais rosa. A data surgiu em Nova York, na década de 90, com a primeira Corrida pela Cura e, desde então, vem sendo promovida mundialmente. A ideia é fazer com que mais pessoas falem sobre o tema. Tudo para conscientizar sobre o câncer de mama, reforçando o acesso a informações, a exames e tratamentos.

Para apoiar a causa de forma simbólica, durante o mês de outubro muitas pessoas usam fitas rosa, roupas e acessórios desta cor, além de pontos turísticos por todo o mundo, que projetam a cor da campanha em sinal de apoio.
 

Belo Horizonte Outubro Rosa

 

Salvador Outubro Rosa

Pontos turísticos de Belo Horizonte e Salvador estão apoiando a campanha com luzes rosa



No Brasil, o INCA - Instituto Nacional do Câncer – é um dos principais incentivadores. Porém, atenta para a importância de aproveitar a data não apenas para falar de auto-exame e mamografia (veja aqui as recomendações do INCA sobre estes temas), mas sobre prevenção. Hábitos de vida saudáveis com alimentação balanceada, exercícios físicos, o não uso de tabaco e álcool contribuem muito para uma boa saúde.  
 

Hábitos saudáveis outubro rosa

Hábitos saudáveis são o primeiro passo para a prevenção



ALERTA TAMBÉM SERVE PARA OS ANIMAIS

Sim! O outubro rosa também pode ser um período para você prestar atenção no seu animal de estimação, principalmente nas fêmeas. Elas também sofrem com câncer de mama, e estar atento aos sinais de que algo está errado pode salvar a vida da sua gata ou cadela.

O principal sintoma são nódulos nas mamas e a cirurgia é muito comum nestes casos. Dependendo da quantidade, a área de corte é maior ou menor. Já operei uma das minhas e ela tinha muitos nódulos, teve que retirar uma área grande de tecidos que ia do início do peitoral até quase o rabinho... Mas não tem jeito, depois de descoberto a solução é operar e medicar. No caso da minha, deu tudo certo, cicatrizou tudo direitinho e ela se recuperou! Mas vale a prevenção pra tentar evitar isso tudo né. A castração é indicada para evitar câncer de mama em animais, assim como é para inúmeros outros problemas. Alimentação e exercícios também ajudar a evitar esse possível problema, e evitar anticoncepcionais.  

 

Outubro rosa para pets

Animais também podem sofrer com a doença



ADERINDO A CAMPANHA

Que a campanha é importante todo mundo sabe! Então, bora escolher algumas coisas para demonstrar nosso apoio. Vale usar especialmente neste mês, mas pode seguir por todo o ano!










 


ONDE COMPRAR: DAFITI | SOULDILA | POSTHAUS | BELEZA NA WEB | LIGTH IN THE BOX

 

 

Crédito Fotos 1 e 4: Stocksnap
Crédito Fotos 2 e 3: Jornal O Tempo e Rafael Martins - O Correio
Crédito Foto 5: Anda