Os Benefícios de Diminuir o Consumo de Carne

por Vi Almeida 25 de Outubro de 2016
Diminuir a carne traz benefícios para a saúde, para os animais e para o planeta

Infelizmente não sou vegetariana. Pelo menos ainda. Admiro muito quem é, acho que a causa animal agradece, além da nossa saúde, é claro! Bom, pelo menos a minha né?

Já faz um tempo que venho diminuindo a quantidade de carne que consumo. De uns meses pra cá, só não consegui parar com frango, que é uma carne que gosto mesmo e a única que não me faz mal... Porco e boi realmente me pesam o estômago, me deixam com a sensação de má digestão, além de dor de cabeça e até mesmo problemas de hemorroidas. E apesar de meu amor por praias e especialmente pela Bahia, os frutos do mar não me apetecem muito não (com exceção do camarão que como esporadicamente e alguns tipos de comida japonesa, que levam salmão).

Bom, mas você pode ser uma pessoa que adora carne ou frutos do mar, certo? Se você realmente adora muito tudo isso e não tem nenhuma ligação com a causa animal, com o meio ambiente e nem sente nenhum prejuízo com sua saúde, ok, continue assim!
 

Benefícios de diminuir a carne



Mas se você gosta de tudo isso e sente que de alguma forma poderia contribuir mais com o meio ambiente/animais ou que sua saúde às vezes reclama da sua dieta carnívora, talvez você possa sim participar de alguma maneira!





Campanha Segunda sem Carne, da Sociedade Vegetariana Brasileira.
Várias pessoas, empresas e estabelecimentos estão aderindo.
 

Objeto desconhecido
Que tal escolher um dia da semana para ficar sem carne? Ou melhor: pra provar outros sabores? Hein?! Quantas vezes você estava comendo algo delicioso e nem parou pra reparar que ali não tinha nada de carne? Aconteceu comigo e meu esposo esta semana: estávamos comendo vários petiscos, tomando uma cerveja, e quando olhei pra mesa que havíamos montado, não tinha nada de carne! E estava tudo d-e-l-i-c-i-o-s-o!  Tínhamos uma porção de queijos variados, damasco cristalizado, azeitonas, alcaparras, palmito e um feijão mexicano (que geralmente a receita leva carne moída, mas não colocamos, era apenas feijão, molho de tomate, azeitonas, temperos, pimenta) com nachos! Fala sério: dá pra ser feliz, não dá?

 

Pratos sem carne


Fui então pesquisar algumas páginas que divulgam receitas vegetarianas e veganas e descobri muita coisa legal!



 


 


 







Compartilho com vocês e lanço o desafio pra quem gostaria de fazer algo: tente. Comece com pouco mesmo, acho que ficar uma vez por semana sem já é uma contribuição sim, e se for legal pra você, pra sua saúde, pra sua cabeça, escolha mais dias. O importante é fazer algo que acredita e de quebra conhecer novos sabores, sair da rotina!

 

COMO AJUDAR/APOIAR/FAZER PARTE: SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA


Crédito Fotos 1 e 4: Stocksnap
Crédito Fotos 2: Sonho1221